Estudar sociologia é permitir-se ao encontro de um eu e do outro; é estender-se ao infinito processo de uma interrogação das tramas cotidianas; é enveredar-se por uma zona desconhecida, porque re-significada a cada piscadela quase imperceptível. Bem, como eterna estudante da sociologia, quero convidá-los a participarem dessa odisséia, que tem como princípio a vontade de sermos, apenas, efetivamente humanos-socializáveis na intricada busca de um conhecer.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Vinícius Fernando Alves Carvalho - 1º ano "A"
ResponderExcluirA Rede Globo, através de uma pesquisa ano passado, definiu Aracaju como a capital da qualidade de vida no Brasil. Aí eu fiz essa relação com a realidade da vida diária do aracajuano que utiliza o transporte público. O problema não é só o transporte público, mas seria um bom começo a melhora desse segmento. Acho que muitos dos segmentos públicos da estrutura de Aracaju deveriam ser repensados. Uma das poucas coisas que os políticos priorizaram nesses últimos anos foi o turismo, e que, realmente, foi gratificante. Mas não adianta nada um turismo rentável e um sistema de saúde, por exemplo, péssimo.
24/08/2011
Victor Carvalho, 1º Ano A
ResponderExcluirVerdadeira qualidade de vida dificilmente será encontrada em algum lugar de nosso país, é algo mais característico de nações como a Noruega ou como a Austrália. Por quê? Brasília, após a sua inauguração, estimulou as capitais para seguir o seu exemplo - o binômio cidade-carro. Não importa: cidade planejada ou não, todas as capitais foram pouco a pouco adquirindo tal aspecto; não a configuração espacial de Brasília, mas o que a comporta. A nossa casa nunca está completamente silenciosa, porque o barulho incessante de buzinas e motores não descansa. Se saímos de casa, o barulho recebe companhias - o estresse, o desgaste, a possibilidade de acidentes de carro leves ou graves, a poluição e os engarrafamentos. Não vejo alternativas para melhorar, é uma situação aparentemente indissolúvel. Talvez com um melhor planejamento e projetos mais agudos de trânsito e rodovias, guardas de trânsito que não admitam suborno, ou a corrente naturalista - um transporte público de qualidade para que todos só utilizem ônibus. Há alguma saída?
Aracaju de fato merece o título de "Capital da qualidade de vida"? Não é de total equívoco, mas não acho que nem Aracaju como qualquer outra capital do Brasil mereça tal título. Talvez, sim, nossa cidade tenha uma qualidade de vida que não é tão ruim como a de uma cidade como São Paulo, por exemplo, com altíssimos índices de poluição. Mas ainda assim, Aracaju tem boa qualidade de vida para os bem afortunados, aqueles que têm acesso a uma infraestrutura em bom estado de conservação. Aí pode-se encontrar uma boa qualidade de vida. Agora vá às periferias, ao subúrbio: O que você encontra lá? Ruas que sequer são pavimentadas, esgotos ao céu aberto, casas em péssimo estado, pessoas que pegam três ônibus por dia para chegar ao emprego e receber um mísero salário no fim do mês. Famílias que não tem acesso à água encanada (algumas sem energia elétrica, veja o absurdo), dinheiro para alimentar-se ou mesmo para pagar a educação dos filhos. Vivem em Aracaju, A Capital da Qualidade de Vida, aqueles que têm condições de comprá-la. Já os demais cidadãos, vivem apenas em Aracaju.
ResponderExcluirFernanda Siqueira, 1º ano A.
Os problemas com o "subúrbio de Aracaju" são causados pelos mesmo moradores que em época de eleição aceitam 50 reais ou uma cesta básica pelo seu voto,ai você vem falar ,ah eles não tem educação suficiente pra entender isso,isso não se trata de educação se trata de dignidade,pessoas lutaram e morreram pra termos o direito de votar,pra sairmos do coronelismo,ai vem uma pessoa que se você for ver não tem dinheiro pra pagar energia elétrica mas tem dinheiro pra ta em bar todo final de semana,e aceita vender seu voto,hoje em dia até analfabeto tem base,passam noticias sobre corrupção todo dia em jornais não é preciso saber ler e saber escrever pra entender o que se fala,mas eles nem em jornal põe a TV ,no máximo usam a TV pra assistir Pânico dia de domingo,e ai não tem sabedoria pra entender a política mas tem sabedoria pra pedir favorzinho a politico em época de eleição e acontece isso ,elegem um bando de corrupto ,porquê a maioria dos políticos eleitos de Sergipe são altamente corruptos ,e ganham 50 reais pra comer em uma semana,e passam 4 anos com fome !Agora a cidade de Aracaju comparada as outras capitais brasileiras tirando Curitiba e Florianópolis ,ganha em todos os aspectos ,infra estrutura , transporte (mesmo sendo péssimo),segurança e tudo mais ,pra uma capital do tamanho da nossa isso é uma coisa muito notável.
ResponderExcluir